top of page

FAQ ANALÓGICO // câmeras

Desde que voltei a fotografar com filmes 35mm e publicar, no meu Instagram, as fotografias reveladas neles, vez ou outra recebo perguntas de outros apaixonados pelo assunto. Por isso, resolvi deixar salvo aqui algumas das dúvidas mais frequentes que recebo por lá. Dividi os guias por temas para não ficar muito extenso e este será com perguntas sobre câmeras.

1) Quero muito comprar uma câmera, mas não sei por onde começar/como funciona:


Antes de procurar alguma para comprar, pergunte aos seus parentes mais antigos se eles não têm nenhuma escondida no fundo de uma gaveta hahaha SÉRIO! E, muito provavelmente, vai estar funcionando. Se não estiver, tem alguns técnicos por aí que podem tentar achar o problema pra você.


Não achou? Ok. Então é importante analisar se você sabe/quer aprender usar uma câmera manual ou se quer só uma câmera leve e prática. Existem as câmeras chamadas de SLR’s (manuais) e as Point and Shoot (automáticas). Com uma manual, você vai precisar entender um pouco de ISO, abertura de diafragma e velocidade. Já com a automática você pode, por exemplo, entregar pra uma priminha de 6 anos que ela vai conseguir tirar uma foto sua hahaha. Não tem como trocar a lente ou mexer no foco, mas é bem compacta e prática, principalmente para festas e viagens.


O processo de colocar o filme na câmera, fazer só aquela quantidade de fotos e ter que esperar a revelação para ver o resultado, já é um grande mergulho nesse universo, então pode ser que uma dessas automáticas já satisfaça o seu desejo.


2) Você começou a fotografar com qual câmera?


Com a Nikon F-601. Tenho ela desde 2015, que foi quando entrei na faculdade de Fotografia. Ela é SLR, mas é eletrônica. Acho bem parecida com uma DSLR (digital). Então apesar de usar sempre no modo manual, ela ainda me deixa numa zona de conforto por ter a possibilidade de fotografar com foco automático, de rodar e rebobinar o filme sozinha, entre outras coisas.


3) Qual câmera você usa?


Para trabalhos, uso essa Nikon mesmo. Minha madrinha me emprestou uma Olympus Trip 200, que é automática e tem flash, e usei ela para fazer as fotos de backstage da Borana, como esta que coloquei aqui embaixo.


Recentemente comprei uma Minolta Srt 303b. Chegou essa semana e tô muito ansiosa para usá-la logo -agora já usei e amei-. Ela é totalmente manual, diferente da Nikon.

4) Onde você comprou a sua câmera?


A Nikon foi no Mercado Livre, a Olympus Trip 35 foi com Super Camera e a Minolta foi com Festival de Filmes Vencidos.


5) Uma dica de câmera automática com bom custo benefício:


Tem TANTA opção de câmera que eu fico um pouco perdida quando me pedem indicação, mas alguma da Canon, como a Prima Zoom 76, ou as da Olympus (Mju ou Trip 200, que falei que usei).


6) Câmeras boas e baratas para quem quer começar:


Puts, o barato é muito relativo, né? E eu nem conheço taaantas câmeras assim, mas as automáticas, na maioria das vezes, são mais em conta que as manuais.


Tenho a Olympus Trip 35 e acho que ela é uma boa opção para quem não entende tanto das configurações de uma câmera. É mais simples se adaptar a ela, porque tem fotômetro/exposição automatizada (o que já ajuda muito). Você consegue mexer na abertura do diafragma e no foco, só.


Na OLX, em feiras ou lojas de antiguidades pode ser que você encontre por valores mais baixos. Antes de comprar, dependendo do valor, procure saber se está funcionando ou se já foi revisada, se não o barato pode sair caro.


Uma vez, por sorte, fui em um brechó com uma amiga e garimpamos uma Samsung automática por 15 reais e não precisou de manutenção nenhuma hahaha foi um surto!


__



Se tiver mais alguma dúvida sobre esse tema, deixa aqui nos comentários que eu vou tentar te responder.



Com carinho,

Du.

bottom of page