top of page

FAQ ANALÓGICO // filmes

Desde que voltei a fotografar com filmes 35mm e publicar, no meu Instagram, as fotografias reveladas neles, vez ou outra recebo perguntas de outros apaixonados pelo assunto. Por isso, resolvi deixar salvo aqui algumas das dúvidas mais frequentes que recebo por lá. Dividi os guias por temas para não ficar muito extenso e este será com perguntas sobre filmes.


__



1) Quais são seus filmes preferidos?


Eu amo uns retratos, né? E como uma grande amante de retratos, gosto muito da família Portra (160, 400 e 800), mas não tenho dinheiro para sustentar este gosto. Portanto, posso dizer que gosto, mas não posso dizer que uso sempre haha. A próxima foto foi com o Portra 400.


Depois dessa família, vem o Fuji Superia 400, que tem me saído com um bom custo benefício, e o Kodak Ultramax 400, mas tá quase no mesmo valor do Portra 400, então dou preferência ao Portra (quando tem, porque ô trem que tá difícil de encontrar).


A questão do valor importa bastante pra mim, porque tenho fotografado bastante em filme, mas nem sempre é para um trabalho e sim para portfólio.

2) Você gosta de subexpor ou puxar o filme?


Nunca fotografei com ISO diferente do nativo. Tenho vontade de experimentar, mas ainda não manjo muito disso. Inclusive, se souberem de algum guia ou material que auxilia nesse rolê, me enviem que eu quero :)


3) Quais filmes você costuma usar?


Mesmo sabendo quais são meus filmes preferidos, eu ainda gosto de experimentar vários. Tô sempre comprando uns filmes diferentes, vencidos, desconhecidos por mim… Acho que o único que tenho usado com frequência MESMO é o Superia 400.


Acredito que todo filme tem capacidade de entregar bons resultados, depende da forma e condições de luz que usamos eles.


4) Melhor filme:


Depende do resultado que você quer. Tem filme para todos os gostos. Dos mais lavados aos mais contrastados. Com grãos mais finos ou com ruídos maiores. Colorido ou P&B. Acho que não existe O melhor, existem diferentes filmes para diferentes fotógrafos e tipos de fotografia.


Se você veio direto para esta pergunta, volta um pouquinho que falei de alguns que gosto nas perguntas anteriores.


5) Filmes que deixam com granulado:


Cada filme tem um ISO e isso corresponde ao quanto ele é sensível à luz.


> Quanto maior o ISO do filme (400, 800, 3200), mais sensível ele é e maiores serão os grãos. Estes são mais indicados para situações de pouca luz, como um ambiente interno, caso você não tenha flash na câmera.


> Quanto menor o ISO (50, 100, 160, 200), menor vai ser a sensibilidade, e mais finos e delicados serão os grãos. Estes são mais indicados para ambientes externos ou com mais luz.


Essa próxima foto foi com um Kodak Tmax de ISO 3200. Clica aqui se quiser ver as outras fotos que fiz da Bruna Guimarães.

6) Como que faz para deixar aquelas manchas avermelhadas nas fotos?


Essas manchas aparecem, na verdade, quando vaza luz na câmera. Quando queima o filme mesmo. Era pra ser um “defeito” haha.


7) Você já usou algum filme muito diferente? Qual?


Lomography Redscale foi o mais diferente que já usei. Ele estava vencido e a próxima foto foi com ele. Comprei no Analog Camera Club. Queria outro, mas acho que não tem mais :(


Essa foto super alaranjada foi com ele e eu sou apaixonada por ela <3

8) Como tirar o Remjet do filme?


Só usei filme com remjet uma vez, não sei se lavei ele da melhor forma, mas foi com água morna e bicarbonato. Esquentei a água no fogão mesmo, enchi uma bacia, coloquei 3 colheres de sopa de bicarbonato e fui passando os dedos molhados delicadamente pelo filme. Era tipo uma gelatina agarrada na película e até que saiu fácil, mas as fotos do filme ficaram mais esmaecidas.


__



Se tiver mais alguma dúvida sobre esse tema, deixa aqui nos comentários que eu vou tentar te responder.



Com carinho,

Du.

bottom of page