top of page

FAQ ANALÓGICO // revelação e digitalização

Desde que voltei a fotografar com filmes 35mm e publicar, no meu Instagram, as fotografias reveladas neles, vez ou outra recebo perguntas de outros apaixonados pelo assunto. Por isso, resolvi deixar salvo aqui algumas das dúvidas mais frequentes que recebo por lá. Dividi os guias por temas para não ficar muito extenso e este será com perguntas sobre revelação e digitalização de filmes.


__



1) Em quais laboratórios você costuma revelar?


Sempre levo pra revelar e escanear na Full Color e, até onde eu sei, é o único lugar de Vitória - ES que tem esse serviço. Fica na Av. Maruípe, perto da UFES e do Hospital Santa Rita.


2) Indica lugares para comprar a câmera e os filmes? De preferência na Grande Vitória.


Para as câmeras, eu confesso que não conheço nenhum lugar por aqui :(


Já os filmes, quando compro em loja física, é na Foto Mix, que fica no Tiffany Center, ou na Fhox Color, que fica no Shopping Boulevard da Praia. As duas lojas ficam na Reta da Penha. Na Full Color às vezes tem o Superia 400.


3) Lugares para comprar e revelar os filmes:


Online já temos mais opções.



Para revelar: nunca enviei para outros laboratórios e não conheço como é o serviço desses lugares, mas sei que o Super Camera, o LAB:LAB Analógico, Analog Camera Club e oBarco Estúdio recebem filmes do Brasil todo. Clica neles que tem publicações explicando sobre o envio!

4) Qual a faixa de preço da revelação de um filme?


Pago R$16 para revelar e escanear o rolo colorido e R$25 para o rolo preto e branco. Lá na Full Color, não muda o valor de acordo com a quantidade de poses dos filmes (12, 24 ou 36).


5) Como transformar a foto em arquivo digital?


Depois de revelado, o rolo de filme é escaneado pra gente ter os arquivos digitais. O laboratório me envia por e-mail.


6) Como passa as fotos da câmera para o celular ou computador?


Depois de recebê-las escaneadas e prontas, eu coloco em alguma nuvem para abri-las no celular e, assim, também já respondo a próxima pergunta.


7) Como você posta elas no Instagram sem perder a qualidade?


Sempre, para qualquer arquivo, seja de foto analógica ou digital, eu transfiro do computador para o celular através de alguma nuvem (Google Drive, WeTransfer, etc.) para manter a qualidade, mas é inevitável, o Instagram vai cagar nem que seja um pouquinho :(


8) Você edita as analógicas depois?


Sim, às vezes sinto que a digitalização não fica do jeitinho que eu gostaria que ficasse.


Antigamente também faziam manipulações nas fotos. Só não era com programas avançados como os que temos hoje hahaha era manualmente, dentro do laboratório e com muito mais restrições. Não dava pra fazer qualquer coisa.

__



Se tiver mais alguma dúvida sobre esse tema, deixa aqui nos comentários que eu vou tentar te responder.



Com carinho,

Du.

bottom of page